Um evento sempre começa com o convite!!!

Atendimento com hora marcada: (22) 2759-3600 ou 8813-3234

livialobato@ig.com.br

19 de outubro de 2010

Vamos tricotar?


Bem, vasculhando antigos documentos encontrei a entrevista que me foi enviada pela Revista Noivas Rio de Janeiro para uma materia sobre Convites (lembram a tal historia do convite que saiu na revista e eu achei sendo plagiado por ai na Internet? Olha ele bem graaaaaande no alto da materia - o original, do casamento da minha irma).

A entrevista nao saiu toda na integra, claro! O jornalista te envia algumas perguntas para te conhecer melhor e colocar alguns paragrafos com a sua opniao. Como nao estou usando este meu "momento de fama" (hahahahaha) para fazer propaganda, vou publicar a entrevista para aquelas noivas que querem saber se realmente estao no lugar certo, com a pessoa certa: euzinha!

Eh um pouquinho longa, mas para quem ta com um tempinho, vale a pena, pois expressa muito bem minhas ideias e propostas. Curtam!!!

**********************************************

Revista: Qual a importância do convite em um casamento?


Livia Lobato: Ele é o primeiro contato do convidado com essa ocasião especial que estará na lembrança dos noivos e dos próprios convidados para sempre. O convite dá início à cerimônia do casamento. É a partir da distribuição dele que o casamento se torna oficial para a sociedade. É um comunicado especial que deve estar à altura de sua importância. Em algumas situações o convite diferenciado chega até mesmo a ser um “presente” que poderá ser guardado pelo convidado tamanha a sua elaboração ou a sua diferenciação.

 Revista: Os convites devem seguir o estilo da festa ou ter um estilo próprio?

Livia Lobato: Depende do casal. O mais comum seria seguir o estilo e cores da festa, mas com a nova tendência do “convite exclusivo e personalizado” vem um novo desejo de expor aos convidados um pouco do que é a história do casal: seus gostos, personalidade, etc. Casais modernos e bem humorados sempre optam por convites com ilustrações, fotos e cores que nem sempre seguem a decoração da festa.


Revista: Que critérios devem ser adotados para escolher as cores do convite?

Livia Lobato: Quando o desejo dos noivos é seguir as cores da festa, o convite tenta reproduzir exatamente o que será visto. Fitas são tingidas das cores das toalhas de mesa, por exemplo. Algumas combinações são sugeridas para que o convite não fique inadequado à ocasião. O cuidado com as cores, o tipo de papel, textura, formato e as combinações é que trazem a harmonia do convite.

Revista: Como são os modelos mais clássicos?

Livia Lobato: Os clássicos não significam tradicionais: letras em alto relevo, monogramas, etc. Os modelos clássicos geralmente são feitos em papéis importados, envelopes mais elaborados, fitas, muitas fitas, de cetim ou organza. Os mais elaborados ganham arranjos de flores desidratadas, pingentes de cristal e outros adereços que fazem do convite um presente. Os clássicos também evitam ilustrações e fotografias, porém as letras se tornam mais modernas e menos “rebuscadas”. Os plásticos, que antigamente envolviam os envelopes também caem no desuso.

Revista: E os mais modernos?

Livia Lobato: Geralmente são aqueles que você olha, lê, mostra pra todo mundo e não tem vontade de jogar fora. Refletem exatamente o estilo dos noivos. A imaginação corre solta, sem perder a função de “convidar”. Não sou adepta a convites que vêem numa garrafa se não é um lual, ou aquele que vem em CD com uma linda historia animada, e aquela tia-avó querida, não saberá nem ligar o computador. Por isso, evito sair totalmente do papel. Apesar de modernos eles devem ser coerentes. As inovações vão da forma, como o convite-móbile até aos adereços, como um saquinho de arroz que vem com o convite.


Revista: Como são os convites personalizados? O que eles têm de tão diferente?

Livia Lobato: Todos são personalizados a partir do momento que não são cópias ou reproduções de outros existentes como em uma linha de produção gráfica, por exemplo. O conceito do convite personalizado é fazer com que os noivos expressem seus desejos livremente sem se prenderem a um mostruário de modelos pré-fixados. O primeiro ponto mais importante deste processo de “personalização” é o novo movimento, de o noivo participar e opinar na criação. Antes, uma função exclusivamente da noiva e mãe da noiva. A escolha do convite se transformou em um dos momentos mágicos do pré-casamento, tanto quanto a escolha do vestido. É mais um momento do casal junto, vivendo a relação. São feitas de 2 a 3 reuniões em média, que duram de 1h30 à 2h, que sempre acabam em um papo descontraído de como o casal se conheceu, como foi o pedido de casamento.


Revista: Em média, quanto custa um convite?

Livia Lobato: Eles podem variar de R$6 (unitário) até custos estratosféricos. O mais conveniente e econômico no serviço personalizado é a oportunidade de se pagar preço unitário, o que permite a contratação da quantidade necessária exata, como 173 convites, por exemplo. Não é necessário encomendar o cento, fechado. Evitando o desperdício de dinheiro e convites.


Revista: Quanto mais moderno e personalizado mais caro? Em quanto?

Livia Lobato: Não. Absolutamente não. O preço varia, de acordo com o material que será utilizado e a mão-de-obra. Papéis importados saem um pouco mais caro, os artesanais também, por serem feitos à mão, uma a um, como um envelope em juta, costurado com fio de sisal, para um casamento no campo. O meu trabalho, como designer de convite, é justamente ser criativa o suficiente para fazer algo que o casal espera dentro da verba prevista.


Revista: O que mais pode encarecer um convite?

Livia Lobato: Às vezes os noivos contratam o serviço de separação e colocação dos convites individuais. Este serviço é cobrado à parte, já que requer enorme responsabilidade e cuidado. Imagina alguém ficar sem convite? A entrega dos convites prontos em domicílio também é cobrado à parte. Outros detalhes como tingimento de fitas, ilustrações específicas, como a caricatura, também podem encarecer o convite, pois outros profissionais são envolvidos na produção.


Revista: O que deve prevalecer na escolha do convite?

Livia Lobato: O gosto pessoal do casal. É o momento deles. Ninguém conseguirá agradar a todos os convidados, isso é impossível, então, respeito totalmente a vontade dos noivos. Dou algumas dicas e sugestões, aconselho e mostro tendências, mas eles é que regem a criação.


Revista: Que tipo de convite as noivas têm escolhido ultimamente: mais clássicos ou mais personalizados?

Livia Lobato: Depois do auge dos convites diferenciados: com ilustrações, desenhos de humor, caricaturas, envelopes de cores fortes, surgiu uma nova demanda de convites mais clássicos, elaborados com até 7 elementos de composição: envelope 4 abas sem colagem, lâmina de papel vegetal colorido sobre o convite, fita, arranjo, convite individual, tag com o nome de cada convidado (substituindo o serviço do calígrafo). As cores também são mais sóbrias e os adereços como, pingentes, laços e outras aplicações ganham força.

Revista: O que funciona e o que não funciona (Combinação de cores e papéis).

Livia Lobato: Cores fortes no envelope e no convite não funcionam, é preciso um contraponto. Tipos de papéis diferentes também não funcionam, como duas texturas diferentes, o legal é mesclar entre o texturizado e o liso. O efeito fica muito interessante. Usar a mesma linha de papel também é importante, a combinação de um papel perolado com um reciclado não daria certo nunca. Claro, que existem exceções, mas devem ser elaboradas com cuidado e sempre testando o resultado final. Os papéis de cores escuras aconselha-se sempre usar outro, da mesma linha, em um tom mais claro para acompanhar. No conceito do convite personalizado não existem regras e sim o bom senso.


Revista: Existe alguma tendência nessa área?

Livia Lobato: A tendência da exclusividade! Acredito que, atualmente, a maioria dos noivos não gostaria de ter um convite que já foi visto antes em outros casamentos ou até mesmo que o seu seja copiado por outros casais. Não importa o tamanho, ou formato, estas características não seguem tendências, são de gosto pessoal, mas a cor do momento é o branco com verde, lilas e branco ou a volta do bege com outra cor mais forte, como o laranja.


Revista: A caligrafia ainda é muito usada pelos noivos?

Livia Lobato: Os que procuram o tipo de serviço que ofereço, não. Sempre optam pelo tag com o nome do convidado, pois combina sempre com o estilo dos convites, são práticos, pois ficam sob minha responsabilidade e podem ser refeitos sem grandes gastos caso saia algo errado ou haja uma substituição. E um dos pontos fortes desta prática é a economia e o tempo. Não é necessário mais encaminhar os convites para um segundo serviço antes de começar a enviá-los.


Revista: O que você pensa sobre convites com escrita caligrafada?

Livia Lobato: Alguns convites exigem o trabalho do calígrafo, como os tradicionais. Cerimônias muito formais também pedem convites manuscritos. Não sou contra nem a favor, mas os meus convites nao requerem o uso do caligrafo.


******************************************


Se voce quiser, me mande uma pergunta tambem. Terei o maior prazer em responder e poder ajuda-la!!!
Ate o proximo post!





Convite Novinho em Folha



Oba!!!!! A Priscila e o Paulo Jr. liberaram o convite. Ja posso mostrar!!! Bem, como falei no post anterior, foi muito bom trabalhar com este casal, pois eles, de cara, entenderam o conceito e ja fomos bolando, misturando ideias, adaptando e o ja conhecido convite "janela", ganhou um ar totalmente novo. Foi uma ideia de um convite, misturada com uma outra e uma ideia bem original que veio do Paulo e deu SUPER certo!

Olha que bacana, como eles nao queriam lacinho nem fitinha, mas gostaram da ideia do tag com o nome do convidado, ao inves de caligrafo, veio a ideia de uma tarja de papel que entraria no lugar da fita e na propria tarja ja viria o nome do convidado, um a um!!! Perfeito, pratico e moderno!

Reparem no nome do casal aparecendo no meio... nada de muito novo nisso. Mas quando voce retira o convite da capinha.... ai vem o elemento surpresa: um mosaico de palavras com o nome deles em destaque! Mais um detalhe legal... as informacoes estao no verso e a mesma ilustracao da tarja vem para compor o layout. Uma ilustracao exclusiva, desenhada especialmente para eles.
Mas esta nao eh uma ilustracao qualquer nao, quem conhece os dois entendeu a mensagem direitinho: a Priscila foi pedida em casamento pelo Paulo dentro de um aviao. Corajoso o menino, hein?

Esta ilustracao vai aparecer em varias pecas, se transformando num logo, numa marca registrada do casal.


Esta ilustracao (acima) vai no chinelo. Vou pedir uma foto para a noivinha quando o chinelo ficar pronto e entao eu posto para voces verem o resultado final.

Para a Priscila e Paulo Jr. muuuuitas felicidades ( Love is in the air.......)

7 de outubro de 2010

Saindo um pouquinho do tema convite: Aluguel de Bandejas








Noivas e cerimonialistas, estou alugando estas bandejas para festas. Estas bandejas eu trouxe direto da Tailandia, sao novinhas. So foram usadas para 1 casamento ate agora. Sao 15 bandejas rusticas em varios formatos. Lindas! Para quem se interessar em alugar o "set" todo, sai por R$ 150,00 (R$ 10 reais cada), para aluguel individual, cada uma sai a R$ 15,00. Estes precos sao sem taxa de entrega, que depende da regiao. Ou se preferir, podem vir buscar!!!! (junto com o convite que estaremos fazendo juntas!hihihi) 

1 de outubro de 2010

Cuidado com a Internet. Convite "janela"!!!!







Assim chamados convites "janelas", os convites com o nome do casal que aparecem no meio da capa, estao em todos os sites da Internet. E as graficas chamam literalmente de convite "janela"... Sortudos sao Isabel e Rogerio (2004), Natalia e Segio (2005) e Elaine e Fabio (2006) que usaram a tendencia antes do modelo : "nome no meio, lacinho, arranjo de canela", virarem um convite comum!

Hoje, qualquer empresa de convite "vende" este modelo como: convite moderno. Apenas variam  cores e arranjos: canela, casca de laranja, lacinhos, brilhimhos.....

Nao importa o quanto voce goste deste formado, sempre existe uma possibilidade de inovacao!

Este post foi dedicado a Pricila e Paulo (2010), um casal que apostou neste formato.  Mas "compraram"a ideia de inovar e fazer diferente. Ainda nao posso "postar" o convite porque eles nao distribuiram para todos aos convidados (Exclusividade, girls!!!Este eh o meu lema!!!!). O noivo, Paulo, foi quem deu o "toque" especial ao convite e ta todo orgulhoso!

Entao noivas, aqui esta a dica: peguem ideias...mas sempre facam algo diferente.... Nada de copias!

Moderninho e divertido!



Tem casal que mesmo bem autentico. A Andrea e o Julio ja vieram com varias ideias inovadores quando surgia a "onda" dos noivinhos personalizados em cima do bolo e por ai vai.... A Andrea eh designer (casa de ferreiro, espeto de pau....kkkkkkk) e ja chegou falando: "Vamos fazer algo divertido, mas nao to com tempo e inspiracao para pensar no meu proprio convite".

A festa nao era em tons de azul e eles nem casariam numa pequena capela. Era festao mesmo, com gente descolada. Entao a ideia surgiu: Vamos brincar com a tradicional imagem dos: "Noivos e uma capela" mas de uma maneira bem divertida. Funcionou! Um convite com cara de "Fantasia da Disney" mas que era a cara do casal!

Convitinhos destacaveis.... ninguem nunca tinha visto! Para as familias grandes iam aquela tira enoooorme! Nos divertimos com a montagem do convite! A Andrea so falava: "Amei, mas sera que as pessoas vao gostar?"... e o Julio so brincava: " Quem tem que gostar eh a gente!Eh a nossa cara!"....

Sucesso total, ninguem esperava menos do que isso! Sem muita "pirotecnia" - como a Andrea chamava os convites muuuuuito exagerados na "originalidade" - ficou lindinho.

Usando fotos no convite?


Por que nao? A principio a ideia assusta? Pode parecer fora de moda ou muito exposicao da imagem...mas quando a foto eh bacana e MUITO significativa, porque nao? A Mariana e o Pablo, depois de olharem o "banco de ideias" - assim chamo meu "mostruario" que nao eh mostruario, sao os convites ja feitos que servem de inspiracao e prova de um trabalho bem feito - gostaram da ideia de colocar foto no convite. O Pablo, muito talentoso (ama tirar fotos) me deu um CD com milhares de fotografias pra gente dar uma pesquisada o que poderia funcionar bem.

Resultado: Uma foto linda e singela do casal e abaixo a foto das aliancas no dia do noivado! Uau!!!! Quem acompanhou a historia do casou se emocionou, pois aquelas aliancas trocariam de lado para uma nova fase na vida do casal. Envelope creme, lacinho de fita...e um convite moderno mas com "cara" de convite de casamento! Hoje eles ja tem um filhinho...e vivem felizes para sempre! Parabens queridos, ja se passarm quase 7 anos!

Design parecido, mas estilo diferente. O importante eh ser unico!




Seguindo o post anterior, selecionei estes 3 convites que mostram o que eh ter um convite "Livia Lobato". Sempre falo em exclusividade e personalidade. Esta eh minha proposta. O convite do post anterior foi a ideia inicial, a partir dele vieram estas variacoes adaptando ao estilo do casal e criando uma peca unica.

A Flavia e o Marcos gostaram da ideia da capinha, mas preferiram cobrir tudo, para que a foto do casal ficasse como elemento surpresa.

Ja a Veronica e o Nilton, queriam uma ilustracao e gostaram do formato na vertical com convitinho individual "anexo" ao convite, mas nao abriram mao do envelope, O arranjo de flores secas tambem agradou e pronto...misturamos tudo e um novo convite surgiu.

A Monica ja era um pouquinho mais classica, mas nao queria nada tradicional, quadrado....gostou do formato diferente e a ideia do convite "anexado" sem ter que se preocupar com o mini clipes, mas gostaria de ter envelope e uma fonte mais classica para os nomes do casal. Sem problema! Aqui esta! Mais classico, mas se cair na mesmice!

Outro detalhe bem marcante nos convites que faco eh o Tag com nome do convidado. Mais economico e pratico do que o caligrafo. Ja que estamos buscando originalidade nao precisamos nos "descabelar" para procurar o nome completo de cada convidado....mandar envelopes a mais... contar com mais 3 ou 4 dias extras para ter o convite prontinho para distribuir para a familia e amigos.

Noivinhas, eh assim que a gente vai criando e transformando o seu convite em algo unico e pessoal. Nada de mostruarios que eh aquilo e pronto.... venham se inspirar... e criar!


Esse convite tem um design pratico e diferente. Reparem que nao tem envelope, eh so uma capinha que cobre as informacoes deixando o nome dos noivos aparente. Outra novidade eh o convitinho individual que vem fazendo parte do layout "anexado" no proprio convite. Um charme ne? Pratico, elegante e diferente. Este foi para um casamento no campo, por isso as flores desidratadas e o papel reciclado, mas a ideia se adapta a qualquer tipo de casamento. Este eh um classico exemplo da minha proposta: sair do lugar comum e inovar em formato, montagem, papeis e acessorios!

30 de setembro de 2010

Convite muito chique!



Bem, este convite cheio de detalhes eh meu cartao de visita. Mas sou muito suspeita pra falar, afinal, foi para o casamento da minha irma Carla. Bem, este convite tem varias historias e detalhes. Pra comecar, o convite eh bilingue Ingles X Portugues, pois meu cunhado eh escoces e este convite iria para varios lugares do mundo. Pelo menos 12 nacionalidades diferentes participaram deste casamento. Lindo de morrer! O casamento seria branco e verde, entao escolhemos papeis importados perolados de gramatura bem rigida.

O convite foi constituido de 7 partes, de baixo para cima: o convite (propriamente dito), os individuais (em duas linguas tambem - frente verso), uma lamina de papel vegetal verde por cima do convite para dar um charme, o envelope em 4 dobras, fita aramada para um laco bem estruturado, arranjo de flor com flores e folhas secas e o tag com o nome do convidado. Um trabalhao, ne? Mais valeu a pena. Os convidados tinham pena de abrir o convite pois nao queriam estragar a beleza!

Com este convite, claro que a expectativa para o casamento foi grande. Todo mundo ja imaginava o que estava por vir. Um super festao, perfeito, chique e muito animado tambem!

Mas nem tudo sao flores nesta historia..... Eu participei de uma entrevista sobre convites de casamento em 2006 para a Revista Noivas Rio de Janeiro. Enviei alguns convites para serem fotografados como pedido pela jornalista. Entre os selecionados para ilustrar a materia estava este convite do post. Nao sei como, quando e por quem, esta imagem ou o proprio convite "vazou" por ai e uns 2 anos depois, navegando na Internet, vejo a foto do meu convite ( a mesinha que saiu na revista), mas com uma pequena modificacao no design do convite de dentro (bem cafona por sinal - colocaram uma foto de umas flores com um poema no lugar das informacoes traduzidas para o Ingles).

Bem, ainda nao decidi se divulgarei nomes ou nao. Ate este ano ja descobri duas empresas de convite que usam esta imagem divulgando como criacao deles. Um deles ja tirou do ar a foto, o outro ainda insiste em mante-la e afirma que eh uma foto deles, convite deles, a pedido de uma noiva chamada Carolina.

Talvez num outro post eu coloque a foto da revista e a do blog para voces julgarem tambem: Plagio, copia ou mera coincidencia?

Entao eh isso....a vida eh assim...o que eh bonito eh sempre copiado pelos menos afortunados de criatividade!

Convite divertido que vem com uma surpresinha


Gente, eu tenho que dizer: eu tenho um xodo por este convite, por varios motivos. Pra comecar, o casal Monica e Rafael viraram amigos. As nossas reunioes foram divertidissimas e duravam umas 2 horas. A gente conversou muito, riu muito e trocamos muitas ideias. A historia deles ja era uma inspiracao e eles entao! Tinha que ser um convite muito divertido, como os dois!

A principio pensamos em uma historia  em quadrinho contando como eles se conheceram ate o "grande dia", com muito humor claro! Mas o custo iria ficar fora do orcamento... entao adapta dali, incurta daqui e pronto um convite todo ilustradinho.

Sigam o roteiro: Perto da ilustracao dos noivinhos tem a chamada do convite: "convidam para a cerimonia religiosa dia tal....blablabla", perto da ilustracao da igrejinha continuam as informacoes sobre o local da cerimonia e onde tambem aconteceria a recepcao. Ja la na ilustracao da casinha com a faixa "Enfim sos", vinha o endereco dois noivos para o envio de presentes, cartoes, etc! Tudo la, de maneira bem humorada!

Mas o elemento surpresa foi o saquinho de arroz que vinha coladinho no envelope com um lacinho e um tag com o nome do convidado! Pra que caligrafo? O nome ja estava la! Quem iria esquecer de levar arroz? Ninguem, ja tinha um saquinho prontinho! Um toque que fez toda a diferenca e os convidados, claro, adoraram! Adoro quando os noivos embarcam nestas minhas ideias maluquinhas!

Convite inspirado no tema cinema


Este convite foi muito gostoso fazer. O casal queria um convite com fotos mas nao tinham ideia do que realmente queriam. Fizemos uma reuniao longa, conversamos bastante e chegamos a um concenso: Eles adoravam cinema. Dai surgiu este convite! Um convite que nao seguia cor ou estilo da festa, mas sim o perfil do casal. O resultado ficou bem legal, ainda com um toque especial nos convites individuais que foram destacaveis igualzinhos aos ingressos de cinema antigamente. Quem recebeu o convite, tenho certeze que guardou com muito carinho.

2 de agosto de 2010

Carnaval Brasileiro na Tailandia


Morei quase 4 anos na Tailandia e procurada pela organizadora dos Carnavais Brasileiros que acontecia todos os anos em Bangkok, fui responsavel pela criacao dos convites deste evento tao especial por 3 anos consecutivos. Este ano de 2010, o tema foi "Futebol e Carnaval". O convite foi feito em formato de cartao postal e fez o maior sucesso pelo clima alegre e moderno, unindo os dois conceitos.

Design de Convites

A paixao surgiu ha alguns anos, quando eu vi um convite de casamento super diferente com fotos do casal. Como designer a mais de 10 anos, achei a ideia legal, mas achei que poderia fazer um design mais bonito, bem acabado, com mais charme. Entao, preparei um primeiro mostruario com convites ficticios apenas para mostrar minhas ideias. As encomendas comecaram a surgir e em 1 ano de muitas ideias compartilhadas e executadas eu ja estava dando entrevistas para a Revista Noivas Rio de Janeiro e indicacao na Vogue Noivas. No jornal do Comercio dei meu depoimento sobre custos de convites de quinze anos e as ideias mirabolantes que tive que criar para as adolencentes para uma materia de capa sobre Consumismo na adolecencia.

Depois de muito sucesso, com a divulgacao boca-a-boca, muitas amizades feitas...resolvi dar um tempo e morar fora por 4 anos. Hoje estou de volta ao Brasil e retornando ao prazer de fazer convites lindos para as noivas, debutantes e aniversariantes mais exigentes. Ate as criancas sao bem vindas para participar de uma "reuniao de criacao", pois sao com elas que minha imaginacao corre solta e me inspira a brincar de faz de conta, transformando os convites em brincadeira, jogos e diversao!

Para um "reuniao de criacao" - assim chamo os encontros para montarmos um convite juntos com total personalidade e exclusividade - favor entrar em contato pelo telefone: (22) 8125 6112 ou (21) 8382 6311.

Um evento sempre comeca com o convite!!!

(A foto acima foi o meu convite de casamento, com logotipo desenvolvido especialmente para a data que hoje eh uma tatuagem que tenho)